Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"Quanto você bebe?": Um aplicativo mobile para empoderamento e conscientização de jovens usuários de álcool / "How much do you drink?" A mobile application for empowerment and increase awareness in young users of alcohol

Cavalcante, Ihan Souza; Melo, Cynthia de Freitas; Taunay, Tauily Claussen D'Escragnolle; Vasconcelos Filho, José Eurico de.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 15(2): 49-55, abr.-jun. 2018. ilus
Artigo em Português | Adolec Brasil | ID: abr-780

OBJETIVO:

Estudos sobre a epidemiologia do álcool no Brasil indicam que seu consumo tem se realizado em faixas etárias cada vez mais jovens, sugerindo a necessidade de revisão das medidas de controle, prevenção e tratamento. Para tanto, são necessários os mais diversos tipos de abordagens para o alcance dos usuários de álcool, que podem ser feitas com novos recursos da tecnologia, no caso do presente trabalho, por meio de uma tecnologia mHealth. Portanto, o presente estudo objetiva criar um aplicativo para dispositivos móveis que empodere o usuário quanto ao nível pessoal de consumo do álcool, as implicações e riscos associados, bem como permite o usuário a criar metas de redução de consumo.

MÉTODOS:

A concepção da tecnologia se deu por meio de reuniões semanais com uma equipe multidisciplinar composta por alunos e pesquisadores de Psicologia, Serviço Social e Ciências da Computação, pautadas no design de interação Participativo, levantando pontos importantes e fundamentais para abordagem com usuários de álcool.

RESULTADOS:

Observa-se que foi possível construir uma ferramenta concreta e aplicável que encontra-se em fase final de teste.

CONCLUSÃO:

O aplicativo concebido, em sua versão beta, apresenta funcionalidades para autoconscientização do consumo de álcool, que se estende nas diversas intensidades de uso, facilitando tanto a prevenção, como a identificação de problemas já instalados(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1