Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dieta e fatores de risco para doença cardiovascular em escolares adolescentes: estudo transversal / Diet and risk factors for cardiovascular disease in scholar adolescents: cross-sectional study / Dieta y factores de riesgo para enfermedad cardiovascular en escolares adolescentes: estudio transversal

Santos, Dandara Milena Gomes dos; Ribas, Simone Augusta Ribas.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 15(2): 56-64, abr.-jun. 2018. tab
Artigo em Português | Adolec Brasil | ID: abr-781

OBJETIVO:

Investigar a qualidade da dieta e sua relação com fatores de risco para doença cardiovascular em estudantes adolescentes em uma escola da rede pública.

MÉTODOS:

Participaram deste estudo descritivo, prospectivo e transversal, 100 escolares, com idade entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola da rede de ensino pública situada na cidade do Rio de Janeiro. Os desfechos investigados foram níveis insuficientes de atividade física, hábitos alimentares inadequados, pressão arterial elevada, etilismo, excesso de peso corporal e tabagismo.

RESULTADOS:

Constatou-se que do total da amostra investigada, 31% dos estudantes tinham excesso de peso, 65% eram inativos e 32% apresentaram pressão arterial sistólica e 15% diastólica alterada. Quanto ao perfil dietético, verificou-se um elevado consumo de proteína (19,4% do valor energético total) e de sódio (4917mg/dia). O inverso foi observado em relação aos nutrientes cardioprotetores, no qual o consumo esteve abaixo da recomendação dietética diária preconizada cálcio (239,4mg), fibras (13,4g) e gorduras monoinsaturadas (6,5%). Ademais, verificou-se que os adolescentes com excesso de peso foram os que apresentaram maiores percentuais de inadequações alimentares na ingestão de lipídios (p=0,03) e de cálcio (p=0,03) quando comparado aos adolescentes eutróficos.

CONCLUSÃO:

Tais achados reforçam que os fatores de risco estão cada vez mais presentes em crianças e adolescentes, intensificando a necessidade da implantação de ações de saúde direcionadas para as idades precoces(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1