Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de Risco Modificáveis para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Adolescentes: Revisão Integrativa / Modifiable Risk Factors for Noncommunicable Chronic Diseases in Adolescents: Integrative Review / Factores de Riesgo Modificados para las Enfermedades Crónicas no Transmisibles en los Adolescentes: Revisión Integrada

Bezerra, Mariana Rayane Emidio; Lyra, Maria Julia; Santos, Marcos André Moura dos; Colares, Viviane; Menezes, Valdenice Aparecida de.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 15(2): 113-120, abr.-jun. 2018. tab
Artigo em Português | Adolec Brasil | ID: abr-787

OBJETIVO:

Identificar a prevalência de fatores de risco modificáveis e associados às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) em adolescentes brasileiros.FONTES DE DADOS Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual se realizou uma busca online nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO, usando os descritores "fatores de risco" AND "adolescente" AND "doença crônica". Foram selecionadas publicações de 2011 a 2016, nos idiomas português, espanhol e inglês que tiveram o Brasil como país de referência.SÍNTESE DOS DADOS Foram selecionados três artigos completos. Os principais fatores analisados foram os hábitos alimentares, prática de exercício físico, consumo de álcool, uso de tabaco e pressão arterial elevada. Dois estudos focaram em municípios da região Sul do Brasil e o terceiro, em um município do Nordeste. A prevalência de DCNT está relacionada aos fatores de risco, sendo mais frequentes em adolescentes mais velhos com maior poder aquisitivo.

CONCLUSÃO:

Os fatores de risco mais prevalentes para DCNT nos adolescentes são a alimentação inadequada, inatividade física, consumo nocivo de álcool e o uso do tabaco. Pesquisas que visam identificar a presença destes fatores de risco nesse grupo etário ainda são escassas, no entanto quando os fatores de risco são identificados na infância e adolescência, podem promover mudanças em relação aos comportamentos de risco modificáveis(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1