Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de tabaco e outras drogas pelos adolescentes de escolas públicas de Pernambuco: um estudo piloto / Use of tobacco and other drugs by adolescents from public schools in Pernambuco: a pilot study / Uso de tabaco y otras drogas por los adolescentes de escuelas públicas de Pernambuco: un estudio piloto

Nascimento, Lidiane Jacinto do; Cruz, Jamile Francelino da; Santana, Breno Washington Joaquim; Campos, Amanda Carneiro Leão; Amorim, Viviane Colares Soares de Andrade.
Rev. Adolesc. Saúde (Online) ; 15(3): 52-59, jul.-set. 2018. tab
Artigo em Português | Adolec Brasil | ID: abr-798

OBJETIVO:

O presente estudo buscou verificar a prevalência e a associação do uso de tabaco e outras drogas pelos adolescentes escolares do município de Olinda, Pernambuco.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo piloto, de caráter epidemiológico com delineamento transversal. Participaram 202 adolescentes, com idade variando entre 14 e 19 anos, de ambos os sexos, devidamente matriculados no ensino médio da rede pública estadual de ensino. A coleta de dados foi realizada através da versão traduzida e validada para o português do Brasil do questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS). A tabulação dos dados foi realizada por meio do programa Epi-data, versão 3.1. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0 para Windows.

RESULTADOS:

Em relação às drogas lícitas, cerca de 23% dos adolescentes pesquisados já experimentaram cigarro, sendo a maior parte deles (80,4%) entre 15 e 17 anos. No que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, a maior parte dos adolescentes (66,7%) já beberam pelo menos uma dose de bebida alcóolica na vida, enquanto 43,3% dos adolescentes ingeriram álcool nos últimos 30 dias. Quanto às drogas ilícitas, aproximadamente 15% já experimentaram maconha e 1,5% já fizeram uso de cocaína pelo menos uma vez na vida.

CONCLUSÃO:

Esta pesquisa mostrouque a prevalênciado uso de cigarro e álcool pelos adolescentes escolares ainda são altas, mostrando ser em muitos casos a "porta de entrada" para o uso de drogas ilícitas(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1