Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consumo abusivo de álcool e envolvimento em acidentes de trânsito na população brasileira, 2013 / Alcohol abuse and involvement in traffic accidents in the Brazilian population, 2013

Damacena, Giseli Nogueira; Malta, Deborah Carvalho; Boccolini, Cristiano Siqueira; Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de; Almeida, Wanessa da Silva de; Ribeiro, Lucas Sisinno; Szwarcwald, Célia Landmann.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 21(12): 3777-3786, 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-828539
Resumo O objetivo deste artigo é analisar o consumo abusivo e frequente de álcool segundo características sociodemográficas e investigar o risco de maior envolvimento em acidentes de trânsito, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013, Brasil. Eventos investigados consumo abusivo e frequente de álcool (ingestão semanal igual ou superior de 8 doses para mulheres e 15 para homens por semana) e envolvimento em acidente de trânsito com lesões corporais nos últimos 12 meses. Os dois eventos foram investigados segundo características sociodemográficas e a associação entre eles verificada por meio de regressão logística multivariada. A prevalência do consumo abusivo e frequente de álcool foi 6,1% para a população de 18 anos ou mais, sendo 8,9% entre os homens e 3,6% entre as mulheres. A prevalência de envolvimento em acidente de trânsito foi 3,1% na população geral e 6,1% entre os que referiram consumo abusivo e frequente de álcool. Após o controle por fatores sociodemográficos o consumo abusivo e frequente de álcool manteve associação estatisticamente significativa com o acidente de trânsito. Com o maior risco de envolvimento em acidentes de trânsito dentre os indivíduos que referiram consumo abusivo e frequente de álcool, monitorar a alcoolemia dos motoristas passa a ser uma possibilidade estratégica de intervenção.
Biblioteca responsável: BR1.1