Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações cotidianas de jovens sobre a periferia / Las representaciones cotidianas de jóvenes acerca de la periferia / Everyday representations of young people about peripheral areas

Oliveira, Elda de; Soares, Cassia Baldini; Batista, Leandro Leonardo.
Rev. bras. enferm ; 69(6): 1147-1153, nov.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-829859
RESUMO

Objetivos:

compreender as representações cotidianas de jovens sobre a periferia, com a finalidade de compor os temas para programas midiáticos de educação sobre drogas.

Método:

abordagem marxista, com pesquisa-ação emancipatória e participação em oficinas de 13 jovens de uma escola pública da periferia de São Paulo.

Resultados:

entre os jovens há representações cotidianas contraditórias sobre o papel do Estado, que, de um lado, se ausenta para os direitos sociais e se apresenta para exercer o controle social na periferia e, de outro, é colocado como o interlocutor privilegiado para a melhoria das condições de trabalho e vida.

Conclusão:

a pesquisa-ação discutiu centralmente temas que circulam na esfera dos direitos sociais, alvo de reivindicação dos jovens participantes. Nota-se que é preciso ampliar a discussão para além da esfera do direito à cidadania, que constitui apenas parte do debate sobre as desigualdades sociais inerentes à exploração capitalista e às transformações necessárias à igualdade.
Biblioteca responsável: BR1.1