Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estilo de vida saudável em São Paulo, Brasil / Healthy lifestyle in São Paulo, Brazil / Estilo de vida saludable en São Paulo, Brasil

Ferrari, Tatiane Kosimenko; Cesar, Chester Luiz Galvão; Alves, Maria Cecília Goi Porto; Barros, Marilisa Berti de Azevedo; Goldbaum, Moisés; Fisberg, Regina Mara.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(1): e00188015, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839634
Resumo O objetivo foi analisar o estilo de vida das populações adolescente, adulta e idosa do Município de São Paulo, Brasil, de acordo com variáveis demográficas e socioeconômicas. Foi realizado estudo transversal, de base populacional, com dados do Inquérito de Saúde no Município de São Paulo (ISA-Capital 2008). O estilo de vida foi definido pela avaliação da atividade física, consumo alimentar, tabagismo, consumo abusivo e dependência de álcool, de acordo com as respectivas recomendações. A prevalência de estilo de vida saudável foi de 36,9% entre idosos, 15,4% entre adultos e 9,8% entre adolescentes, sendo maior no sexo feminino entre idosos e adultos. Dentre aqueles com estilo de vida não saudável, 51,5% dos idosos, 32,2% dos adultos e 57,9% dos adolescentes não atingiram a recomendação para uma dieta adequada. A prevalência de estilo de vida saudável foi maior entre idosos, seguida pelos adultos e adolescentes. O consumo alimentar foi o principal responsável pelo estilo de vida não saudável, evidenciando a importância de intervenções para a promoção do estilo de vida saudável e, principalmente, da dieta adequada.
Biblioteca responsável: BR1.1