Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Causas múltiplas de mortalidade materna relacionada ao aborto no Estado de Minas Gerais, Brasil, 2000-2011 / Multiple causes of maternal mortality related to abortion in Minas Gerais State, Brazil, 2000-2011 / Causas múltiples de mortalidad materna relacionada con el aborto, en el Estado de Minas Gerais, Brasil, 2000-2011

Martins, Eunice Francisca; Almeida, Pollyanna Ferraz Botelho de; Paixão, Cilene de Oliveira; Bicalho, Paula Gonçalves; Errico, Livia de Souza Pancrácio de.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(1): e00133115, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839639
Resumo Este estudo objetivou analisar a evolução da mortalidade materna por aborto em Minas Gerais, Brasil, no período de 2000 a 2011, sob o enfoque das causas múltiplas de morte. Estudou-se as características sociodemográficas das mulheres, ano, local e causas básica e associada de óbito. Foi calculada a razão de morte materna (RMM) geral e específica por aborto em cada ano e o coeficiente de correlação de Spearman (p < 0,05), para avaliar a evolução das razões no período. Foram registrados 183 óbitos por aborto, 15% dos óbitos maternos, e a RMM por aborto manteve-se estável. A razão causa múltipla e causa básica de óbito por aborto foi de 1,38. O uso do método de análise de causas múltiplas mostrou-se eficaz para dar maior visibilidade ao aborto. Os problemas oriundos da ilegalidade da prática de abortos favorecem o aparecimento de causas que mascaram mortes maternas e a sua subnotificação. Assim, ações intersetoriais são necessárias para a definição de estratégias, a fim de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade dos serviços de atenção à mulher.
Biblioteca responsável: BR1.1