Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conducta no saludable asociada con el desarrollo de presión arterial elevada en adolescentes / Unhealthy behavior associated with the development of high blood pressure in adolescents / Conduta não saudável associada com o desenvolvimento da pressão arterial elevada em adolescentes

Sánchez-Zamorano, Luisa María; Burguete-García, Ana Isabel; Flores-Sánchez, Guillermo; Salmerón-Castro, Jorge; Lazcano-Ponce, Eduardo C; Diaz-Benitez, Cinthya E.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(3): e00017616, 2017. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-839663
O artigo objetivou avaliar a associação entre o padrão de conduta não saudável sobre a prevalência e incidência da pressão arterial elevada em adolescentes. A partir das informações de um estudo de coorte, com uma população na medição basal de 2.813 adolescentes do sistema de ensino público, foi determinada a prevalência (basal) e incidência da pressão arterial elevada, junto com o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas, drogas ilegais e as variáveis de atividade física. Com estas variáveis, foi construído um modelo chamado "padrão de conduta não saudável" e foi avaliada sua relação com a pressão arterial elevada nos adolescentes, usando modelos de regressão logística múltipla. Entre os resultados, foi observado que a prevalência da pressão arterial elevada foi 8,67%. A incidência acumulada da pressão arterial elevada foi 7,58%. Na análise múltipla de prevalência da pressão arterial elevada, ajustado por graus de gordura, houve associação com um padrão alto de conduta não saudável no grupo dos homens (OR = 3,13; IC95% 1,67-5,84). A associação da incidência da pressão arterial elevada e um alto padrão de conduta não saudável foram observados também no grupo das mulheres, (OR = 2,34; IC95% 1,11-4,95). Concluímos que a pressão arterial elevada está presente na população adolescente, associada a condutas não saudáveis entre elas o tabagismo, o álcool, as drogas ilegais e a insuficiente atividade física, independentemente do grau de gordura corporal.
Biblioteca responsável: BR1.1