Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento no cuidado à saúde da mulher no puerpério / Postpartum follow-up of women's health / Atención en el cuidado a la salud de la mujer durante el puerperio

Corrêa, Maria Suely Medeiros; Feliciano, Katia Virginia de Oliveira; Pedrosa, Evelyne Nascimento; Souza, Ariani Impieri de.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(3): e00136215, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839671
Resumo Este artigo objetivou compreender percepções e práticas relativas ao acolhimento no cuidado puerperal à mulher. Ele é parte de pesquisa qualitativa mais ampla, fundamentada em Gadamer, efetuada de outubro de 2012 a setembro de 2013, em Recife, Pernambuco, Brasil, com observação participante e entrevista semiestruturada. Participaram equipe de saúde da família (médica, enfermeira e cinco agentes de saúde) e dez mulheres (18 anos e mais, último trimestre da gestação, pré-natal com a equipe). As categorias empíricas foram acesso ao cuidado e demandas e necessidades de saúde. Os resultados destacam insatisfação com a visita domiciliar tardia, sem priorização, médica/enfermeira ausente, assistemática e descontinuada; falta de consulta puerperal e acesso difícil ao médico. Há desagrado com a desvalorização das necessidades de saúde femininas atenção focada no bebê, escassez de exame físico e anamnese, orientações insuficientes e comunicação limitada. A incipiência do acolhimento mostra a necessidade de transformar as práticas da equipe para conferir visibilidade à mulher, qualificando o cuidado puerperal.
Biblioteca responsável: BR1.1