Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Precarious employment in Chile: psychometric properties of the Chilean version of Employment Precariousness Scale in private sector workers / Precariedad laboral en Chile: propiedades psicométricas de la versión chilena de la Escala de Precariedad Laboral en trabajadores del sector privado / Condições de emprego no Chile: propriedades psicométricas da versão chilena da Escala de Precariedade no Emprego em trabalhadores do setor privado

Vives-Vergara, Alejandra; González-López, Francisca; Solar, Orielle; Bernales-Baksai, Pamela; González, María José; Benach, Joan.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(3): e00156215, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-839677
Resumo O estudo teve como objetivo realizar a análise psicométrica (aceitabilidade, confiabilidade e estrutura fatorial) da versão chilena da nova Employment Precariousness Scale (EPRES). Os dados proveem de uma amostra de 4.248 trabalhadores assalariados formais do setor privado, do primeiro Inquérito Nacional de Condições de Emprego, Trabalho e Saúde (ENETS) do Chile, aplicado a uma amostra representativa da força de trabalho chilena em 2010. Foram calculadas as estatísticas em nível de item e escala para avaliar as propriedades de escalabilidade, aceitabilidade e confiabilidade. A estrutura fatorial com seis dimensões foi examinada com análise fatorial confirmatória. A escala mostrou alta aceitabilidade (aproximadamente 80%) e confiabilidade (alfa de Cronbach de 0,83), e a estrutura fatorial foi confirmada. Uma sub-escala (direitos) demonstrou propriedades métricas piores, sem comprometer a escala geral. A versão chilena da Employment Precariousness Scale (EPRES-Ch) mostrou boas propriedades métricas, destacando sua adequação para uso em epidemiologia e saúde pública.
Biblioteca responsável: BR1.1