Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à coinfecção tuberculose e HIV: o que apontam os dados de notificação do Estado do Amazonas, Brasil, 2001-2012 / Factors associated with TB/HIV coinfection: evidence from notification data in the State of Amazonas, Brazil, 2001-2012 / Factores asociados a la coinfección de la tuberculosis y VIH: lo que apuntan los datos de notificación del estado de Amazonas, Brasil, 2001-2012

Magno, Evela da Silva; Saraceni, Valeria; Souza, Alexandra Brito de; Magno, Regma da Silva; Saraiva, Maria das Graças Gomes; Bührer-Sékula, Samira.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(5): e00019315, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-839717
A tuberculose (TB) em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) é a maior causa infecciosa de morte relacionada à AIDS. O objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência da coinfecção TB/HIV, avaliar a notificação dos dois agravos de maneira temporal, por meio de relacionamento de bases de dados, e buscar fatores associados às notificações de AIDS e TB. A prevalência de coinfecção TB/HIV foi de 7,7%. O grupo de PVHIV com posterior diagnóstico de TB foi o mais representativo, apesar de medidas preventivas disponíveis. A subnotificação de TB entre os casos de AIDS foi de 35%, e 19,6% dos casos de TB poderiam ser notificados como AIDS. Para os casos de AIDS com menção de TB, residir na capital apresentou uma chance 75% maior de ser notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Tuberculose (SINAN TB), e ter falecido aumentou em 40% a chance de registro. Dos casos de TB com menção de HIV, ser de cor parda, ter entre 25 e 39 anos, residir na capital e ter evoluído para o óbito estiveram associados à maior chance de notificação na AIDS. O linkage periódico dessas bases pode ser uma ferramenta programática poderosa para diminuir a subnotificação.
Biblioteca responsável: BR1.1