Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde sexual e reprodutiva para a população adolescente, Rio de Janeiro, Brasil / Sexual and reproductive health among young people, Rio de Janeiro, Brazil

Taquette, Stella Regina; Monteiro, Denise Leite Maia; Rodrigues, Nádia Cristina Pinheiro; Rozenberg, Riva; Menezes, Daniela Contage Siccardi; Rodrigues, Adriana de Oliveira; Ramos, José Augusto Sapienza.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 22(6): 1923-1932, jun. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-840012
Resumo Objetivamos analisar a distribuição geográfica, a estrutura de atendimento e os recursos humanos das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que prestam serviços em saúde sexual e reprodutiva (SSR) à população adolescente, na segunda maior cidade do Brasil. Realizamos estudo transversal com mapeamento geográfico e coleta de dados por meio de questionário aplicado aos coordenadores, em todas as 147 unidades ambulatoriais do Rio de Janeiro, dispostas ao atendimento em SSR. Verificamos que todas as Regiões Administrativas (RA) desse município dispõem de unidades de atendimento para adolescentes, entretanto, em mais de 90% delas, eles são atendidos juntamente com a população adulta, sem turnos ou salas específicas. Em mais de 10% dos serviços, a assistência só é dada na presença do responsável. Em casos de violência sexual a proporção mostrou-se ainda maior, chegando a atingir 34% dos casos. Em apenas 12,9% das unidades são realizadas atividades educativas direcionadas a adolescentes e constatou-se que menos de 1/3 dos médicos estava capacitado para lidar com a saúde do adolescente. Em conclusão, apesar da larga distribuição geográfica das unidades de saúde, a estrutura do atendimento e os recursos humanos não atendem a contento as especificidades do público adolescente.
Biblioteca responsável: BR1.1