Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violence against children and adolescents: the perspective of Primary Health Care / Violencia contra los niños y adolescentes: el punto de vista de la atención primaria de salud / Violência contra crianças e adolescentes: o olhar da Atenção Primária à Saúde

Carlos, Diene Monique; Pádua, Elisabete Matallo Marchesini de; Ferriani, Maria das Graças Carvalho.
Rev. bras. enferm ; 70(3): 511-518, May-June 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843687
RESUMO

Objetivo:

Analisar o cuidado realizado por Unidades Básicas de Saúde (UBS) junto a famílias envolvidas na violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes.

Método:

Pesquisa qualitativa, fundamentada no Paradigma da Complexidade. A coleta de dados foi realizada com 41 profissionais, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas.

Resultados:

Da análise dos dados, emergiram as seguintes categorias "Tudo desemboca aqui", que reflete o lugar legitimado das UBSs para a população e as ações realizadas para construção do cuidado às famílias; e "A gente só faz o que é indispensável mesmo", que traz o olhar para a violência ainda pautado no paradigma positivista e biomédico. Considerações finais O modelo de compreensão e construção dos processos de trabalho na UBS é estruturado no último paradigma citado. O enfermeiro tem a possibilidade de se colocar como um agente de mudanças, tanto na formação dos profissionais quanto no cuidado pensado e executado junto às comunidades.
Biblioteca responsável: BR1.1