Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Does the knowledge of emergency contraception affect its use among high school adolescents? / O conhecimento da contracepção de emergência afeta seu uso entre adolescentes do Ensino Médio do Brasil? / ¿El conocimiento de la contracepción de emergencia afecta a su uso entre adolescentes de enseñanza media en Brasil?

Chofakian, Christiane Borges do Nascimento; Borges, Ana Luiza Vilela; Sato, Ana Paula Sayuri; Alencar, Gizelton Pereira; Santos, Osmara Alves dos; Fujimori, Elizabeth.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 32(1): e00188214, 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-772667
Resumo O objetivo do trabalho foi testar como o conhecimento da anticoncepção de emergência, na presença da idade de iniciação sexual, tipo de escola e conhecer alguém que já usou a anticoncepção de emergência, influencia no uso deste método. Estudo transversal realizado com uma amostra probabilística com estudantes de 15-19 anos, matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e privadas em uma cidade de porte médio do Sudeste do Brasil (n = 307). Os dados foram coletados em 2011, por meio de um questionário autoadministrado. Modelo de equações estruturais foi usado para análise de dados. Considerando a idade de iniciação sexual e o tipo de escola, o conhecimento da anticoncepção de emergência não foi associado com o seu uso, no entanto, conhecer alguém que já tinha usado o método mostrou um efeito médio significativo no uso da anticoncepção de emergência. Parece que as conversas a respeito do uso da anticoncepção de emergência nas relações sociais, como o grupo de pares, têm maior influência sobre a utilização do método do que o próprio conhecimento, situação econômica ou experiência sexual.
Biblioteca responsável: BR1.1