Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dietary quality varies according to data collection instrument: a comparison between a food frequency questionnaire and 24-hour recall / A qualidade da dieta varia de acordo com o instrumento de obtenção de dados: comparação entre questionário de frequência alimentar e recordatório de 24 horas / La calidad de la dieta varía de acuerdo a lo instrumento de obtención de datos: comparación de cuestionario de frecuencia alimentaria y recordatorio de 24 horas

Rodrigues, Paulo Rogério Melo; Souza, Rita Adriana Gomes de; Cnop, Mara Lima De; Monteiro, Luana Silva; Coura, Camila Pinheiro; Brito, Alessandra Page; Pereira, Rosangela Alves.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 32(2): e00047215, 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-774631
Resumo O objetivo do estudo foi avaliar a concordância entre o Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R), estimado por questionário de frequência alimentar (QFA) e recordatório de 24 horas (R24h). O teste de Wilcoxon, correlações parciais (CP), coeficiente de correlação intra-classe (CCI) e o método Bland-Altman foram usados. Os escores totais do IQD-R e seus componentes (“frutas totais”, “frutas inteiras”, “vegetais totais”, “cerais integrais”, “gordura saturada”, “sódio” e “ingestão de energia derivada de gordura sólida, adicionados de açúcar e bebidas alcoólicas” foram estatisticamente diferentes, com o CCI e as CP indicando baixa concordância e correlação. A concordância média estimada para o IQD-R total e seus componentes variou de 68% para “cereais integrais” e 147% para as “frutas inteiras”. Os limites adequados de concordância foram ultrapassados para a maior parte dos componentes do IQD-R. Observou-se baixa concordância entre o IQD-R estimado pelo QFA e por múltiplos R24h, o que indica uma forte confiabilidade do IQD-R no instrumento usado para coletar informações sobre o consumo alimentar.
Biblioteca responsável: BR1.1