Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Disponíveis no trabalho, disponíveis para a vida? Saúde-doença, trabalho e relações pessoais de servidores públicos postos em disponibilidade no Governo Collor / Available at work, available for life

Félix, Eliana Guimarães.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 67 p. tab.
Tese em Português | Thesis | ID: the-5970

Resumo

Esta dissertação objetiva analisar as repercussões sobre as relações pessoais, o trabalho e o binômio saúde-doença determinados pela disponibilidade a que servidores públicos federais foram submetidos, durante o governo Collor (1990-1992).A opção foi pela modalidade artigo. No texto que o antecede, após introdução, o referencial teórico foi organizado em quatro etapas: a) As relações saúde-trabalho: trabalho, não trabalho, desemprego e o desconhecimento de suas consequências no período Collor; b) O contexto neoliberal do período Collor, na cena internacional (cuja influência foi decisiva para as medidas tomadas nacionalmente); c) O processo político-administrativo da reforma administrativa, daquele período; e, d) A disponibilidade dos servidores públicos federais. No artigo, são apresentados os resultados de entrevistas e discussões com onze servidores. O único critério utilizado para a escolha dos sujeitos da pesquisa foi seu local de lotação, durante o período de disponibilidade, que foi definido como o estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram previamente agendadas e realizadas em um centro de estudos de um hospital local. Os questionários utilizados nas entrevistas foram elaborados com questões abertas, apresentadas em três tempos: antes, durante e após a disponibilidade. As entrevistas foram realizadas de 01 de julho a 31 de outubro de 2010. A análise qualitativa dos dados utilizou o referencial de Bardin (1977). Os resultados mostraram que os sentimentos preponderantes a afetarem os trabalhadores foram medo, insegurança, baixa autoestima, tipificando processos de violência e assédio moral capitaneados pelo próprio governo. Pôde-se observar destrato por chefes e colegas, pouca participação em movimentos organizados contra a disponibilidade e agregação em busca de locais para trabalhar. No retorno às atividades, os pesquisados foram bem recebidos.
Além de efeitos psíquicos, ocorreram possíveis repercussões orgânicas (em especial cardiovasculares e endócrino-metabólicas). Alguns servidores com apoio familiar e social parecem ter tido maior capacidade de lidar com o sofrimento. Com os resultados, pôde-se verificar a necessidade de reforçar o alerta a que medidas de cunho administrativo não possam revogar direitos de servidores, projetando violências e assédios de caráter ilegal impetrados por governos. Cabe ressaltar que os mecanismos legais que inviabilizaram o governo Collor de impor ganhos reduzidos e proporcionais, já não constam de norma, tendo sido modificados ao final da década de 90. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R613.62, F316d