Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Práticas locais dos moradores e os problemas de saúde e ambiente de Jardim Catarina, SG, RJ / Practices of local residents and the problems of health and environment Jardim Catarina, SG, RJ

Dominguez, Marcos Thimoteo.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 161 p. ilus, mapas, tab.
Tese em Português | Thesis | ID: the-5971

Resumo

Os recortes acadêmicos em saúde pública dificilmente consideram o universo das micro-relações entre os sujeitos e os territórios de periferias urbanas. Não incorporam as ações cotidianas desses moradores, suas condutas culturais e formas de organização sócio-espacial e política. Este estudo visa identificar os problemas de saúde e ambiente dos moradores do Jardim Catarina, São Gonçalo, RJ e compreender suas práticas locais de enfrentamento, considerando a relação destas com a configuração sócio-espacial do território.A pesquisa apóia-se em três eixos: nos processos de produção de desigualdades nas periferias das cidades, na complexidade e vulnerabilidade dos territórios e na produção compartilhada do conhecimento. Todos partem da necessidade da ciência em encontrar novos caminhos para compreender as tramas sociais da vida contemporânea e da busca pela superação de problemas de saúde e pela garantia de direitos.Os conceitos de saúde e ambiente, utilizados em estudos sobre periferias urbanas, tendem a homogeneizar essas regiões que atualmente se configuram como extremamente diversificadas e fragmentadas. Diante de um ambiente de injustiça e vulnerabilidade ocasionado pelo modelo de desenvolvimento e concentração de capital, os grupos populares criam mecanismos de sobrevivência e produzem conhecimento a partir de suas experiências cotidianas.
Como procedimento metodológico, o estudo recorreu à base de dados de acesso público, revisão bibliográfica de estudos acadêmicos, além de entrevistas em profundidade, visitas guiadas, observação participante das ações desenvolvidas pelos sujeitos da pesquisa frente aos problemas de saúde e ambiente e, ainda, contou com um seminário final de apresentação dos resultados, com a presença e participação de alguns moradores do bairro, visando debater os dados levantados ao longo deste processo. Ao todo, 17 sujeitos participaram das entrevistas, muitas instituições locais foram conhecidas e inúmeras visitas e caminhadas ocorreram pelos territórios estudados. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R363.7098153, D671p