Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Por uma tecnologia de cuidado integral ao paciente da fila de espera para artroplastia total primária de joelho no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia / For a technology of comprehensive care to the patient waiting list for primary total knee arthroplasty at the National Institute of Traumatology and Orthopedics

Almeida, Katharine Fonseca de.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 108 p. ilus, tab, graf.
Tese em Português | Thesis | ID: the-6044

Resumo

O objeto do estudo em questão é o cuidado ao paciente que está na fila de espera para um procedimento ortopédico de alta complexidade, a artroplastia total primária dejoelho no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Atualmente o tempo aproximado de espera na instituição para a realização desse procedimento, após a indicação pelo especialista, é de 44 meses. A proposta inicial foi o desenho, com aparticipação dos profissionais envolvidos, de um dispositivo de intervenção pela equipe multidisciplinar ao paciente que está aguardando na fila, contribuindo para o aperfeiçoamento de práticas de assistência integral, humanizada e voltadas paraqualidade do cuidado. Esse cuidado integral ao sujeito em sofrimento deve ser entendido, principalmente, como se opondo à visão reducionista focada na doença, tão presente no modelo biomédico assistencial hegemônico. A abordagem metodológica foiclínico-qualitativa apoiada na Psicossociologia Francesa e na Psicodinâmica do Trabalho. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com os pacientesda fila de espera e posteriormente entrevistas em grupo semi-estruturadas com a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Especializada do Joelho, baseadas na problematização do material produzido nas entrevistas com os pacientes. Adotamos como principais categorias analíticas a noção de cuidado ao paciente, o sofrimento vivenciado por eles, a integralidade em saúde, o imaginário e a produção do sentidopelos sujeitos da pesquisa.
Embora não tenha sido possível construir com a equipe uma proposta de cuidado integral ao paciente na fila de espera para a artroplastia total primária de joelho, consideramos ter obtido resultados relevantes que permitirão contribuir para o seu alcance no futuro. Entre esses resultados pode-se destacar a visibilidade conferida à situação dos pacientes na fila, bem como, ao modo como os profissionais, especialmente os médicos, representam os pacientes e suas demandas e a forma como concebem seu processo de trabalho e as possibilidades de atenção aospacientes. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R362.1042, A447t