Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Prevalência de obesidade e associação com nível de atividade física em funcionários de uma universidade pública do Rio de Janeiro / Obesity prevalence and association with physical activity level among the employees of a public university of Rio de Janeiro

Costa, Miguel Ataide Pinto da.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 89 p. tab.
Tese em Português | Thesis | ID: the-6331

Resumo

A obesidade e o sedentarismo representam problemas importantes para a saúde pública, tanto pelo aumento acelerado em suas prevalências como pela associação com efeitos adversos à saúde cardiovascular e metabólica, em idades cada vez mais precoces. O objetivo foi estimar a prevalência de obesidade, obesidade abdominal e excesso de peso, e investigar associações destes desfechos com a prática de atividade física (AF) mensurada segundo IPAQ, em amostra representativa de 299 funcionários de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro em 2010. No primeiro capítulo é apresentada uma contextualização do tema abordado finalizando com a descrição dos objetivos e sua justificativa. O segundo capítulo trata de aspectos da metodologia do estudo que não foram apresentados de forma detalhada no artigo. Os resultados e discussão são apresentados em forma de artigo no terceiro capítulo. Os resultados mostraram que foi encontrada associação independente entre os níveis de AF e os três desfechos estudados. Nas análises com modelos de Poisson com variância robusta, o nível baixo de prática de AF (referência nível alto de prática de AF) manteve-se associado de forma marginal à ocorrência de obesidade (RP = 1,11; IC95 por cento: 1,01 1,23) e de excesso de peso (RP = 1,13; IC95 por cento: 1,03 1,24) controlado por diferentes variáveis sociodemográficas e de comportamentos e hábitos relativos à saúde. No desfecho obesidade abdominal tanto o nível alto quanto o médio de AF apresentaram associação independe (ajustada por auto-avaliação de saúde, Idade, níveis de colesterol ou triglicerídeos elevados e renda) com esse desfecho (RP de 1,13; IC95 por cento 1,03-1,24, para o nível médio de AF, e de 1,14; IC95 por cento 1,03-1,26, no nível baixo, comparados com alto nível de AF).
Foram encontradas prevalências elevadas dos três desfechos tanto geral, como por sexo. A prevalência geral de obesidade foi de 27,4 por cento (22,8 por cento para homens e 36,3 por cento para mulheres), a prevalência de excesso de peso foi de 63,5 por cento (65 por cento para homens e 65,8 por cento para mulheres) e a prevalência de obesidade abdominal foi de 45,2 por cento (35,5 por cento para homens e 63,7 por cento para mulheres). Quanto à prática de AF, 36,1 por cento dos funcionários tiveram baixo nível de AF, 37,5 por cento nível médio de AF e 26,4 por cento alto nível. As mulheres tiveram uma prevalência maior de baixo nível de AF (42,2 por cento) em comparação com os homens (33,0 por cento). Os homens tiveram prevalências iguais no nível médio e alto de AF, 33,5 por cento e as mulheres tiveram prevalência no nível médio de AF de 45,1 por cento e no nível alto de 12,7 por cento. Os resultados deste estudo reforçam a importância da prática de atividade física de forma regular como um importante fator de redução da obesidade em consonância com o que vem sendo preconizado pela OMS. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R616.398, C837p