Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Os indígenas nas informações censitárias: potencialidades e limitaçõescom base em um estudo de caso sobre os Xavante, Mato Grosso / Os indígenas nas informações censitárias: potencialidades e limitações com base em um estudo de caso sobre os Xavante, Mato Grosso

Pereira, Nilza de Oliveira Martins.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. xii,133 p. ilus, mapas, tab, graf.
Tese em Português | Thesis | ID: the-6338

Resumo

Os censos demográficos constituem fontes de informação fundamentais para o conhecimento das realidades sócio-demográficas de um país, inclusive do componente saúde, de modo que sãoimprescindíveis para as atividades de planejamento de políticas públicas. Esta tese apresenta análises demográfico-antropológicas com base em informações censitárias coletadas peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre um povo indígena específico, qual seja, os Xavante, cujas Terras Indígenas (T.I.) se situam no leste de Mato Grosso. Para tal, foram utilizados sobretudo dados derivados do Censo Demográfico 2000, complementados em algumas análises com microdados do Censo 1991. A partir deste estudo de caso, discute-se aspotencialidades e as limitações das bases censitárias para fins da caracterização do perfil demográfico de etnias indígenas específicas no Brasil. A tese está estruturada na forma deartigos (Capítulos 4, 5 e 6), dos quais os dois primeiros já foram publicados. No Capítulo 1 é feita uma revisão da literatura acerca dos critérios de captação da população indígena nos censos nacionais e o comportamento sociodemográficos dos indígenas com base dos Censos 1991 e 2000. No Capítulo 2 é descrita a população analisada, assim como as fontes de informações censitárias e os métodos utilizados para obtenção da população, como também metodologiasespecíficas com vistas à mensuração de indicadores demográficos. O Capitulo 3 apresenta elementos demográficos, baseados nos dados censitários de 1991 e 2000, relevantes para situare contextualizar os achados detalhados nos artigos que compõem a tese.
O Capitulo 4, que constitui o primeiro artigo, investiga um conjunto de aspectos demográficos dos Xavante,utilizando como critério de captação da população indígena sua localização geográfica. São analisadas informações provenientes do questionário básico (“características do domicílio” e“características dos moradores”) para o conjunto de setores censitários localizados nas T.I. Xavante. O Capitulo 5, que constitui o segundo artigo, tem como foco dados resultantes doquestionário da amostra do Censo 2000. É apresentado um exercício metodológico que visa comparar e avaliar as estimativas produzidas para as variáveis do questionário da amostra,segundo os pesos gerados na época de divulgação do censo 2000 e novos pesos calculados, baseados em metodologia apresentada para um conjunto de setores censitários pertencentes às T.I. Xavante. O capítulo 6, que constitui o terceiro artigo, analisa a fecundidade das mulheresresidentes nos setores censitários existentes nas T.I. Xavante com base nos microdados do Censo 2000. Finalmente, no Capítulo 7, além de uma sistematização das principais questões eachados da tese, são apresentadas reflexões sobre, como a partir das análises enfocando os Xavante, é possível derivar subsídios para a melhoria da coleta de dados censitários sobre os povos indígenas que vivem no Brasil. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R980.41, P436i