Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Incorporação e uso da punção por agulha grossa para o diagnóstico dos tumores palpáveis da mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde / Incorporation and use of a large needle to puncture the diagnosis of palpable breast tumors within the Health System

Costa, Célia Regina de Andrade.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 119 p. ilus, mapas, tab, graf.
Tese em Português | Thesis | ID: the-6339

Resumo

A pistola para punção por agulha grossa é um instrumento há muito utilizado parafazer o diagnostico dos tumores palpáveis e impalpáveis da mama. Uma de suas patentes data da década de 1980. A prática do diagnóstico pré-operatório das lesões da mama é amplamente aceita e recomendada porque racionaliza o uso de centro cirúrgico, otimiza a ocupação de leitos hospitalares e dá à mulher a oportunidade de participar de seu plano terapêutico. O levantamento da incorporação e uso das pistolas distribuídas pelo Viva Mulher Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e da Mama, doMinistério da Saúde e conduzido pele INCA, foi a tema escolhido para essa dissertação de Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência,Tecnologia e Inovação em Saúde. Pela pertinência natural do assunto e suas interfaces com o Complexo Econômico e Industrial da Saúde e a Avaliação de Tecnologia em Saúde, esses três aspectos foram selecionados para definir o Marco Conceitual e Contextualização dotema. Como estratégia para a aproximação com a realidade dos estados, um questionário foi distribuído aos coordenadores estaduais do Programa, as respostas consolidadas, aomesmo tempo em que informações disponíveis nas páginas eletrônicas do DATASUS a respeito da PAG, PAAF e dos procedimentos cirúrgicos com potencial diagnóstico, realizadas em ambulatório e centro cirúrgico, para os anos de 2008 e 2009, foram levantados.
O procedimento é insuficientemente utilizado quando se compara a sua produção com o número de casos novos estimados de câncer de mama para o ano de 2008. Os recursos despendidos com procedimentos alternativos de potencial diagnóstico são substancialmente maiores. As informações obtidas também apontam para a necessidade de investimento maciço em treinamento gerencial e técnico além do fortalecimento dasequipes, nos estados. A criação de indicadores para o acompanhamento do uso da PAG é proposta, assim como outras ações, nos moldes do que já ocorreu com a mamografia, sãosugeridos. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R616.99449, C837i