Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Estudo de acesso ao exame preventivo do câncer do colo do útero na Baixada Fluminense / Study of access to preventive examinations for cervical cancer in the Lowlands

Nascimento, Maria Isabel do.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. xvi,113 p. tab.
Tese em Português | Thesis | ID: the-6345

Resumo

Esta tese teve como objetivo estudar o acesso ao preventivo do câncer do colodo útero (CCU) enfocando a adaptação transcultural dos instrumentos de coleta de dados e o histórico de testes de Papanicolaou realizados. O artigo 1 descreve as etapas iniciais do processo de adaptação. A abordagem universalista foi adotada para avaliar asequivalências conceitual, de itens e semântica. O processo incluiu a revisão de literatura, a participação de especialistas e de mulheres representantes da populaçãogeral. Uma versão consensual pré-testada foi disponibilizada para as etapas seguintes do roteiro em curso. Vinte e oito mulheres participaram do pré-teste, sendo oito delas no formato de grupo focal. O artigo 2 descreve a avaliação psicométrica da versão brasileira de um instrumento originalmente proposto como unidimensional para capturarpercepção do paciente do processo interpessoal de cuidado. A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Análise Fatorial Exploratória modelada dentro dos princípios da AFC (E/AFC) foram alternadamente usadas para identificar o modelo de melhor ajuste e mais parcimonioso. A AFC inicial não corroborou a estrutura unidimensional,enquanto a E/AFC sugeriu uma solução bi-dimensional. A re-avaliação confirmatória (AFC) da estrutura bi-dimensional mostrou que o modelo sem carga cruzada era mais parcimonioso e com ajuste adequado, exceto para a raiz do erro quadrático médio de aproximação (RMSEA). Os índices de confiabilidade composta e de validadeconvergente mostraram-se aceitáveis.
Entretanto, a solução apresentou validade discriminante questionável. No artigo 3, as associações entre as histórias de testes de Papanicolaou realizados e o desfecho CCU foram estimadas usando o delineamentocaso-controle. O estudo incluiu 152 casos de CCU histologicamente confirmados e 169 controles pareados por freqüência de distribuição dos casos nos quatro anos precedentes. Os exames citológicos realizados além dos 36 meses da data do diagnóstico/entrevista foram incluídos na análise multivariada usando a regressão logística não condicional. (...) O estudo mostrou que asdiferenças no uso do TP na Baixada Fluminense permanecem e estão associadas ao CCU, sugerindo que mais atenção deve ser dada para a melhoria da coleta dos esfregaços e para a qualidade do processamento laboratorial dos exames. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: B526.1; R616.994098153, N244e