Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adoecimento e o sofrimento de trabalhadores acometidos por LER/DORT / Sickness and suffering of workers due to RSI/WRMSD

Alencar, Maria do Carmo Baracho de; Nobre, Thalita Lacerda.
Rev. psicol. (Fortaleza, Online); 8(2): 8-18, jul.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, Index Psicologia - Periódicos técnico-científicos | ID: biblio-877146
O objetivo deste estudo foi o de compreender as relações entre a organização do trabalho e o agravamento dos casos por LER/DORT, além das repercussões na saúde na situação de afastamento do trabalho pela doença.

MÉTODOS:

Foram levantados dados sociodemográficos e de trabalho de prontuários de sujeitos atendidos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST, da cidade de Santos/SP, e selecionados sujeitos com diagnósticos clínicos estabelecidos para LER/DORT e que haviam vivenciado a situação de afastamento do trabalho por motivo da doença. Os sujeitos foram convidados a participar de entrevista individual e semiestruturada, com base em roteiros pré-elaborados. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para análise de conteúdo categorial temática. Os resultados obtidos trouxeram a compreensão de que houve envolvimento dos modos de organização do trabalho no agravamento dos casos, e as consequências interferem na saúde do trabalhador e no seu cotidiano de vida, resultando em sofrimento psíquico. Evidencia-se a necessidade de uma maior inserção de equipes multiprofissionais em ações interdisciplinares, e com psicólogos junto a esta temática.
Biblioteca responsável: BR6.3
Selo DaSilva