Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vigilância em Saúde do Trabalhador: um estudo à luz da Portaria nº 3.120/98 / Occupational Health Surveillance: a study in the light of Ministerial Directive nº 3.120/98

Vianna, Lorena Cristina Ramos; Ferreira, Aldo Pacheco; Vasconcellos, Luiz Carlos Fadel de; Bonfatti, Renato José; Oliveira, Maria Helena Barros de.
Saúde debate; 41(114): 786-800, Jul.-Set. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-903928
RESUMO A saúde do trabalhador é um campo de práticas e conhecimentos de enfoque teórico-metodológico da saúde pública, cujo objeto é o processo saúde-doença do homem em sua relação com o trabalho. Analisaram-se as principais ações na Vigilância em Saúde do Trabalhador e na prevenção de acidentes de trabalho. O referencial teórico baseou-se na corrente filosófica do materialismo histórico e dialético da saúde do trabalhador. Nas entrevistas, obtiveram-se reflexões e depoimentos de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RJ) para análise de conteúdo. Os resultados revelam importantes lacunas que afetam as ações atuais nessa área, quanto à distância entre conhecimento teórico, sua apreensão e sua aplicação.
Biblioteca responsável: BR430.1
Selo DaSilva