Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Therapeutic Cycles Model (TCM): instrumento de avaliação do processo psicoterapêutico / Therapeutic Cycles Model (TCM): instrument of evalution of psychotherapeutic process / Therapeutic Cycles Model (TCM): instrumento de evaluación del proceso psicoterapéutico

Cassel, Paula Argemi; Sanchez, Lívia Fração; Campezatto, Paula von Megden; Khater, Eduardo; Nunes, Maria Lúcia Tiellet; Yoshida, Elisa.
Psico USF; 20(1): 39-50, Jan-Apr/2015. graf
Artigo em Português | Index Psicologia - Periódicos técnico-científicos | ID: psi-63113
O objetivo deste trabalho foi apresentar a versão brasileira do Therapeutic Cycles Model (TCM) a partir da análise de uma sessão de um processo de psicoterapia psicanalítica. O TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de paciente, psicoterapeuta, ou de ambos, em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (Cycles Model), que dispõe de listas de palavras de tom emocional e de abstrações, permitindo a classificação do texto em duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo das verbalizações na sessão. Buscou-se ilustrar uma possibilidade de utilização do TCM a partir de uma sessão de psicoterapia. A análise exploratória dos conteúdos verbalizados pela dupla, paciente e psicoterapeuta, a partir dos ciclos terapêuticos demonstrou que esse instrumento contribui na identificação de momentos clinicamente significativos do discurso do paciente em sessões individuais. Sendo assim, o TCM pode ser mais uma ferramenta para compreender o processo terapêutico e, com isso, auxiliar o psicoterapeuta em sua prática.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva