Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise epidemiológica dos acidentes ofídicos no município de teresópolis - rj no período de 2007 a 2010 / Epidemiological analysis of snakebites in Teresópolis - RJ from 2007 to 2010

Rita, Ticiana Santa; Sisenando, Herbert Ary; Machado, Claudio.
Rev. Ciênc. Plur ; 2(2): 28-41, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-848963

Objetivo:

Determinar a epidemiologia e fluxo de informação de notificação dos acidentes ofídicos no município de Teresópolis (RJ).

Métodos:

Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo dos acidentes e para isso os dados foram coletados por meio de consulta ao banco de dados SINAN NET e das fichas individuais de investigação para notificação de acidentes por animais peçonhentos do SINAN, emitidas pelo Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano no período de 01/2007 ­ 12/2010. Foram avaliadas as seguintes variáveis tipo, mês e ano do acidente, município de ocorrência, idade, escolaridade, ocupação, sexo, zona de ocorrência, tempo de atendimento, local da picada, manifestações e complicações locais e sistêmicas, tempo de coagulação, classificação, soroterapia, acidente relacionado ao trabalho e evolução do caso.

Resultados:

Foram analisadas 121 fichas individuais de investigação do município enquanto no SINAN estão registrados 104 casos, indicando uma subnotificação de 14,4%. O gênero Bothrops aparece como responsável pela maioria dos acidentes atendidos com 81,8% dos casos, apresentando sazonalidade maior nos meses entre outubro e março (72,7%), com predominância de acidentados do sexo masculino (78,5%), idade variando entre 20 e 59 anos (80,2%) e maior acometimento dos membros inferiores (68,8%).

Conclusões:

Concluiu-se que o perfil dos acidentes segue os padrões já descritos na literatura para a região sudeste, mas que existem falhas no preenchimento das fichas individuais de investigação e falta de sintonia entre o processo de coleta de dados e a apresentação dos dados no sistema SINAN NET, apesar deste ser de extrema importância para a informação sobre acidentes com animais peçonhentos (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1