Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sobre a forma ocupacional após acidente por queimaduras / The occupational form after a burn accident

Costa, Elson Ferreira; Oliveira, Luísa Sousa Monteiro; Corrêa, Victor Augusto Cavaleiro.
Cad. Bras. Ter. Ocup ; 25(3): [543-551], 20170925.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-879496

Introdução:

As ocupações são atividades nas quais as pessoas se envolvem diariamente, possuem finalidades, significados e se estendem ao longo do tempo. Diversas situações podem influenciar o engajamento nas ocupações, principalmente, as alterações nas condições de saúde, como a queimadura.

Objetivo:

Compreender como se apresentavam as ocupações de pessoas após o acidente por queimaduras e quais as repercussões, especialmente sobre a forma ocupacional após a queimadura.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada na perspectiva fenomenológica. Foi realizada no Centro de Tratamento de Queimados, do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará, no período de dezembro de 2010 a janeiro de 2011. Participaram da pesquisa 19 pessoas. Sob o enfoque teórico da Ciência da Ocupação, o estudo centrou-se na investigação das repercussões da queimadura na forma ocupacional.

Resultados:

Os resultados do estudo revelaram que ocorreram significativas mudanças nas ocupações após os acidentes. Essas mudanças repercutiram na saúde, bem-estar e qualidade do viver das pessoas. As principais alterações estavam relacionadas com limitações físico-funcionais e consequências psicoemocionais.

Conclusão:

Considera-se que este estudo contribuiu para o aprimoramento do conhecimento quanto à problemática das repercussões da queimadura para a ocupação humana, a partir de uma perspectiva ampliada e integral da saúde e da compreensão biopsicossocial e ocupacional do ser humano.
Biblioteca responsável: BR1901.9