Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a limitação de atividades e restrição à participação de indivíduos com hanseníase / Relationship between the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) and the limitation of activities and restriction of participation for individuals with leprosy

Moura, Elcemir Galvão e Silva de; Araújo, Ana Paula Monteiro de; Silva, Maria Clara Raiol da; Cardoso, Biatriz Araújo; Holanda, Michelle Castro da Silva; Conceição, Adélia Oliveira da; Dias, George Alberto da Silva.
Cad. saúde colet., (Rio J.); 25(3): 355-361, jul.-set. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-890026
Resumo Introdução Hanseníase é uma doença infecciosa que pode levar à incapacidade física. A escala SALSA e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) podem ser úteis no manejo clínico de pacientes com essa doença. Assim, o objetivo foi relacionar a CIF com a limitação de atividade e restrição à participação de indivíduos com hanseníase, utilizando a escala SALSA. Metodologia Tratou-se de um estudo observacional transversal analítico e descritivo, com a utilização da escala SALSA, relacionado aos domínios mobilidade, autocuidado, trabalho e destreza. Após a entrevista realizada com os pacientes, os domínios foram codificados pela CIF segundo os códigos relacionados à atividade e participação. Resultados A amostra foi composta por 30 indivíduos, com média de idade de 38,4, sendo a maioria do gênero masculino. A média do escore da escala SALSA foi de 36,9 pontos, apresentando leve limitação de atividades. Os domínios da escala SALSA e o uso dos códigos da CIF mostraram dificuldade leve a moderada em sua grande maioria, com resultados significantes (p≤0,05). O único domínio que apresentou tarefa com dificuldade completa foi o de mobilidade. Conclusão A escala SALSA mostrou leve limitação de atividade em pacientes com hanseníase, porém, quando relacionado à CIF, apresentou limitações maiores, principalmente no domínio mobilidade.
Biblioteca responsável: BR1506.1