Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação da função vesical e marcha em indivíduos com vírus linfotrópico de células t humana tipo 1 / Relation bet ween vesical function and gait in people with human t-lymphotropic virus type 1

Silva, Nayara Morais Magno e; Rocha, Lana Carolina Natividade da; Araújo, Ana Paula Monteiro de; Silva, Maria Clara Raiol da; Pinto, Denise da Silva; Cardoso, Biatriz Araújo; Dias, George Alberto da Silva.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 11(2): 213-221, Maio-Ago 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-912351
Correlacionar a disfunção da bexiga e a necessidade de assistência na marcha em indivíduos com vírus linfotrópico de células T humana tipo 1. Trata-se de um estudo analítico, observacional e transversal, realizado com 16 pacientes de ambos os sexos, diagnóstico de Paraparesia Espástica Tropical/Mielopatia Associada ao HTLV-1 (PET/MAH) definitivo, avaliados pela Escala Ponderada de Paraplegia Espástica (EPPE) e caracterizados quanto ao grau de auxílio na marcha por meio dos dispositivos utilizados durante a deambulação. Todos os achados foram codificados pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); aqueles relacionados à função vesical se converteram para o componente funções do corpo e quanto ao auxílio da marcha para atividade e participação. Utilizaram-se os testes G (Aderência), Qui-quadrado e o de correlação de Spearman para análise estatística (p≤0,05). A maioria apresentou problema ligeiro para função vesical (b6202.1) e nenhuma dificuldade (d465.0) ou moderada (d465.2) para a necessidade de auxílio na marcha. Houve correlação (p=0,009) entre o auxílio na marcha e a função da bexiga. Assim, os códigos da CIF mostraram que quanto maior a dificuldade de locomoção maior é o problema na função da bexiga.
Biblioteca responsável: BR313.1