Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da atividade antifúngica do Cloridrato de Verapamil frente a leveduras do gênero Candida / Evaluation of the antifungal activity of Verapamil Hydrochloride against yeasts of the genus Candida

Oliveira, Priscila dos Santos.
São José dos Campos; s.n; 2018. 40 p. il., tab., graf..
Tese em Português | BBO | ID: biblio-916291
Resumo A epidemiologia das infecções causadas por Candida sofreu mudanças nos últimos anos. Embora Candida albicans ainda seja o principal patógeno causador de candidíase, relatos recentes reportam o aumento da incidência de infecções causadas por espécies de Candida não-albicans. A toxicidade dos fármacos antifúngicos utilizados juntamente com o desenvolvimento da resistência tem se tornado um sério problema clínico. Com isso, atualmente existe a urgência na descoberta de novos compostos com atividades antifúngicas.

Objetivos:

avaliar a atividade antifúngica do fármaco Cloridrato de Verapamil, determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Fungicida Mínima (CFM), frente à Candida albicans ATCC 18804, Candida krusei ATCC 6258, Candida parapsilosis ATCC 90018 e Candida glabrata ATCC 9030. Além de avaliar a citotoxicidade do fármaco em queratinócitos humanos (HaCaT).

Metodologia:

a determinação da CIM foi realizada pela técnica de microdiluição de acordo com The European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (EUCAST). A CFM foi determinada por plaqueamento em ágar Sabouraud de alíquotas provenientes das diluições do ensaio de microdiluição. A avaliação da citotoxicidade foi realizada pela técnica de redução da resazurina, sendo possível avaliar a atividade mitocondrial das células HaCaT.

Resultados:

o fármaco Cloridrato de Verapamil demonstrou atividade antifúngica contra as quatro espécies patogênicas de Candida, com o valor de CIM de 1250 µM; valor de CFM maior que 1250 µM, sendo assim este fármaco foi considerado fungistático. Além disso, o Cloridrato de Verapamil não apresentou citotoxicidade nas concentrações avaliadas no estudo, pois, a redução de células viáveis nas concentrações mais elevadas não ultrapassa 30%. Com relação à redução de biomassa em biofilme de Candida, após tratamento com Cloridrato de Verapamil, houve redução (de 10 a 20%) para as quatro espécies de Candida em estudo, quando utilizadas concentrações de fármaco correspondentes a CIM; quando utilizadas concentrações de fármaco correspondentes a cinco vezes o valor de CIM, houve um aumento significativo na redução de biomassa (de 25% a 60%) em biofilme formado pelas quatro espécies de Candida.

Conclusão:

o fármaco Cloridrato de Verapamil apresentou atividade antifúngica para Candida albicans e Candida não-albicans, sendo considerado um fármaco fungistático, além de não apresentar citotoxicidade em queratinócitos humanos, e demonstrar atividade na redução de biomassa em biofilme formado pelas quatro espécies de Candida. Demais estudos são necessários para verificar a ação desse fármaco em diferentes mecanismos de virulência frente a células de Candida spp. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1