Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições da fisioterapia na incontinência urinária no climatério / Physiotherapy for urinary incontinence in menopausal women

Oliveira, Ana Heloísa Faustino Viana de; Vasconcelos, Luíza Quitéria Pinto de; Nunes, Erica Feio Carneiro; Latorre, Gustavo Fernando Sutter.
Rev. ciênc. méd., (Campinas) ; 26(3): 127-133, set.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-948386
da incontinência urinária de mulheres no climatério. Trata-se de revisão bibliográfica a partir dos termos climatério, incontinência urinária e fi sioterapia, bem como de suas variantes em inglês, nas bases LILACS, MedLine/PubMed, SciELO e PEdro. Observou- -se que a fisioterapia para mulheres no climatério com incontinência urinária contribui diretamente para melhorias no quadro clínico e controle miccional, sendo a cinesioterapia e o treinamento do assoalho pélvico as técnicas mais mencionadas. Não houve grande aprofundamento nas especificidades do climatério. O estudo conclui que a fisioterapia pélvica pode contribuir de modo decisivo no tratamento da incontinência urinária no climatério, sendo necessárias pesquisas de melhor qualidade metodológica para aprofundar os estudos de fisioterapia e direcioná-los às especificidades desse período.
Biblioteca responsável: BR1522.9
Localização: BR408.1