Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da capacidade de contração dos músculos do assoalho pélvico em atletas de voleibol do sexo feminino / Evaluation of pelvic floor muscle contraction capacity in female volleyball athletes

Salgado, Paola Braga; Santos, Ana Karoliny Ferreira dos; Dias, George Alberto da Silva; Latorre, Gustavo Fernando Sutter; Mascarenhas, Lilian Rose de Souza; Nunes, Erica Feio Carneiro.
Rev. méd. Minas Gerais ; 28: [1-6], jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-967206
O número de mulheres que vêm adentrando o campo esportivo cresce consideravelmente. Entretanto, vale ressaltar que tal prática pode ser considerada de risco ao sistema reprodutivo feminino e aos músculos do assoalho pélvico. O objetivo do estudo foi comparar a CCAP em atletas praticantes da modalidade voleibol do sexo feminino e de mulheres sedentárias. Foi realizado um estudo com 20 mulheres, sendo 10 atletas de voleibol (GA) e 10 mulheres sedentárias (GS), do tipo transversal prospectivo quantitativo, no qual avaliou-se a capacidade de contração dos músculos do assoalho pélvico (CCAP) dessas mulheres e comparouse a CCAP entre os grupos GA e GS. A avaliação da CCAP foi realizada através do perineômetro. Após a avaliação não foi observada diferença estatisticamente significativa com relação a CCAP entre os grupos GA e GS, porém no GA a média da CCAP foi inferior a do GS. (AU)
Biblioteca responsável: BR21.9