Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Novas tecnologias para estudo da tuberculose: uma análise da detecção e transmissão de M. tuberculosis circulante / New technologies for the study of tuber culosis: an analysis of the detection and transmission of circulating M. tuberculosis

Rossetti, Maria Lucia Rosa; Costa, Elis Regina Dalla; Silva, Marcia Susana Nunes; Linck, Natali; Silva, Pedro Eduardo Almeida da.
Comun. ciênc. saúde ; 28(1): 85-90, jan. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-972641
Além de identificar os doentes com tuberculose (TB), é importante monitorar os genótipos de M. tuberculosis circulantes. Mesmo após a implantação do Xpert® MTB/RIF, o diagnóstico é ainda realizado apenas pela baciloscopia, que apresenta baixa sensibilidade, na maioria dos laboratórios.

OBJETIVO:

Utilizar análises de DNA para o diagnóstico e identificação dos genótipos circulantes em uma população do Rio Grande do Sul, Brasil.

METODOLOGIA:

Amostras clínicas foram analisadas pelo Detect-TB (Labtest,MG), por PCR em tempo real (Xpert® MTB/RIF) e comparados a baciloscopia. A genotipagem foi realizada por spoligotyping.

RESULTADOS:

A acurácia do Detect-TB para a identificação da TB foi similarao Xpert® MTB/RIF, sendo que o Detect-TB foi mais custo-efetivo quando utilizado em conjunto com a baciloscopia. Os genótipos LAM5, RDRio e like-Pinni2, relacionados a resistência ao tratamento, estavam sendo transmitidos neste grupo, e a maioria dos resistentes a isoniazida (78,5%)e dos resistentes a rifampicina (92,1%) apresentavam as mutações mais conhecidas.

CONCLUSÃO:

A aplicação de tecnologias de DNA pode auxiliar no controle de TB, tanto no diagnóstico rápido quanto na identificação de perfis resistentes, viabilizando tratamento adequado aos pacientes.
Biblioteca responsável: BR599.1