Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepción de la persona adulta mayor acerca de los factores que determinan la participación al predeportivo voliocho del Cantón de Santo Domingo de Heredia, Costa Rica / Older Adults' Perception of the of the Factors that Determine Participation to the Pre-Sport Voliocho in Santo Domingo, Heredia, Costa Rica / Percepção da pessoa idosa sobre os fatores que determinam a participação no ginásio voliocho do Cantão De Santo Domingo De Heredia, Costa Rica

Herrera Monge, María Fernanda; Salas Cabrera, Jorge; Fonseca Schmidth, Héctor; Alonso Ubieta, Suyen; Álvarez Bogantes, Carlos.
MHSalud ; 16(1): 18-39, ene.-jun. 2019. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-984702
Resumo O objetivo desta investigação foi conhecer os fatores que determinam a participação da pessoa idosa no ginásio voliocho do cantão de Santo Domingo de Heredia. Este é um estudo baseado em teoria com uma abordagem qualitativa. Participaram 20 pessoas idosas com idades entre 65 e 81 anos, com 7 anos ou mais de prática do jogo de vôlei, denominado "voliocho". Para a coleta dos dados, foram utilizadas as técnicas de história de vida, a entrevista semiestruturada e a observação passiva. A análise foi realizada por meio de codificação em categorias estabelecidas pela Teoria Social Cognitiva de Bandura (1986). Os resultados mostram que os principais fatores que determinam a participação são a auto eficácia percebida, os benefícios esperados, o autocontrole, as habilidades motoras, as relações do meio social e o ambiente físico. Em conclusão, se destaca a importância de fatores pessoais, comportamentais e ambientais, a fim de iniciar e manter qualquer programa de esportes físicos para pessoas idosas ao longo do tempo.
Biblioteca responsável: CR1.1