Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse e bem-estar no trabalho: o papel moderador da regulação emocional / Stress and well-being at work: the moderating role of emotion regulation / Estrés y bienestar en el trabajo: el papel moderador de la regulación emocional

Hirschle, Ana Lucia Teixeira; Gondim, Sonia Maria Guedes; Alberton, Gisele Debiasi; Ferreira, Aleciane da Silva Moreira.
Rev. psicol. organ. trab ; 19(1): 532-540, jun. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-985801
O objetivo deste estudo foi testar a moderação de estratégias de regulação emocional ascendente e descendente nas relações entre estresse percebido e bem-estar no trabalho. Participaram 480 trabalhadores da indústria que responderam à escala de estresse no trabalho, à medida de regulação emocional adaptada para o contexto de trabalho e à escala de bem-estar no trabalho. Os resultados apontaram correlações entre estresse, regulação emocional e bem-estar. O estresse foi preditor negativo de bem-estar no trabalho (BET), e as estratégias adaptativas (regulação ascendente) e funcionais (regulação descendente) foram preditoras positivas de BET. Os resultados ainda sugerem que a percepção de estresse elevada está associada a maior uso de estratégias de regulação desadaptativas e disfuncionais. Uma das conclusões é que o controle do nível de estresse no ambiente laboral pode ajudar o trabalhador a preservar o bem-estar no trabalho fazendo melhor uso de seus processos regulatórios.
Biblioteca responsável: BR85.1