Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dor crônica oncológica: avaliação e manejo / Chronic cancer pain: evaluation and management

Ercolani, Daniel Schmidt; Hopf, Lucas Brauner da Silva; Schwan, Luciana.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 151-162, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-988098

Introdução:

A dor é um dos sintomas mais prevalentes e incapacitantes em pacientes oncológicos. A dor causada pelo câncer comumente é atribuída aos efeitos direto do tumor, ao tratamento da neoplasia maligna ou a outros distúrbios não relacionados a doença ou a seu tratamento. Apesar de ser altamente prevalente, a dor oncológica frequentemente é mal manejada, seja por parte do médico, do paciente, ou por questões sociais. O objetivo deste estudo foi realizar uma breve revisão da literatura sobre dor crônica oncológica, buscando informações relevantes para a prática clínica.

Métodos:

Artigos recentes foram avaliados na plataforma PubMed, além de diretrizes e consensos nacionais e internacionais sobre o tema.

Resultados:

O tratamento da dor crônica oncológica baseia-se na escada analgésica da Organização Mundial da Saúde, modificada em 2010, a qual tem em seu centro o uso de opioides, além de anti-inflamatórios não esteroidais, medicações adjuvantes, terapias complementares e técnicas invasivas. Essa abordagem leva não apenas à melhora da qualidade de vida, como também ao aumento da sobrevida dos pacientes. A presença de dor deve ser sempre questionada nas consultas e as medicações modificadas quando o tratamento atual não estiver sendo efetivo. O uso de antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes também devem ser considerados, dependendo do tipo de dor apresentada.

Conclusão:

Sendo a dor crônica oncológica tanto importante quanto complexa, uma abordagem integral é necessária para que o paciente obtenha melhores resultados de seu tratamento.
Biblioteca responsável: BR1323.1