Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

On the way to look for care of people under palliative care / Sobre a forma de ocupar-se de cuidar de pessoas sob cuidados paliativos

Pinho, Aline da Cruz Cavalcante de; Silva, Vanessa do Socorro Mendes da; Souza, Airle Miranda de; Corrêa, Victor Augusto Cavaleiro.
Cad. Bras. Ter. Ocup ; 27(1): 118-126, Jan.-Mar. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-989486
Resumo

Introdução:

Cuidados paliativos são um conjunto de abordagens para melhorar a qualidade de vida das pessoas, as quais estão fora da possibilidade de cura de uma determinada doença. Geralmente, exigem dos membros da família a tarefa de serem cuidadores, o que implica em suas ocupações do dia-a-dia. As ocupações são as várias ações diárias realizadas por indivíduos, em grupos e nas comunidades a que pertencem, que preenchem o tempo e trazem significados e propósitos à vida. A forma ocupacional entende o que as pessoas fazem, como elas fazem e em que circunstâncias elas fazem. Entende-se que os cuidadores de pessoas que estão em cuidados paliativos têm uma forma peculiar de ocupar-se e com condições características.

Objetivo:

Compreender a forma das ocupações de cuidadores principais de pessoas em cuidados paliativos oncológicos.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em um hospital referência em cuidados paliativos da Região Norte do Brasil, na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO). Foi realizada entrevista aberta com 20 cuidadores familiares.

Resultados:

Destacam-se as mudanças na organização da rotina e a dedicação ao ocupar-se de cuidar do ente querido em cuidados paliativos. Também foi revelado que ocupar-se de ser cuidador conduziu a difícil tarefa de incluir, manter e excluir ocupações do dia-a-dia.

Conclusão:

O estudo ressalta as implicações no repertório ocupacional, na condição de ser um cuidador em cuidado paliativos e como a ocupação é desenvolvida, chamando atenção para necessidade de que profissionais de saúde dirijam sua atenção também aos cuidadores.
Biblioteca responsável: BR1.1