Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Testamento Vital: Conhecimentos e Atitudes de Alunos Internos de um Curso de Medicina / The Living Will: Knowledge and Attitudes of Medical Interns

Mendes, Matheus Veras Guterres; Silva, Julio Cesar de Oliveira; Ericeira, Marcelly Amanda Lucena; Pinheiro, Alcimar Nunes.
Rev. bras. educ. méd ; 43(2): 25-31, abr.-jun. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-990618
RESUMO Introdução O testamento vital é um documento em que o paciente define a que tipo de procedimentos médicos deseja ser submetido quando se encontrar em fase final de vida e constitui importante ferramenta de garantia da dignidade e autonomia do paciente. Objetivo Avaliar o nível de entendimento que os alunos internos do curso de Medicina têm acerca do testamento vital e das decisões que envolvem o final da vida. Métodos Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado com 147 acadêmicos de Medicina que cursavam o período relativo ao internato médico, mediante questionário composto por dez questões que permitiram aferir o nível de conhecimento dos estudantes sobre o testamento vital, verificar sua opinião quanto a respeitar ou não o conteúdo desse documento e questionar a oportunidade de discutir sobre testamento vital durante a graduação. As respostas dos alunos na questão relativa ao conhecimento acerca do testamento vital foram categorizadas em três possíveis grupos "noção clara", "noção parcial" e "noção equivocada ou desconhecimento da expressão". Resultados Apenas 12,9% dos entrevistados tinham noção clara do significado da expressão "testamento vital", enquanto 74,2% possuíam noção parcial e 12,2% tinham noção equivocada da expressão ou a desconheciam. Apesar disso, 96,6% dos estudantes relataram que essa temática foi discutida na graduação e 87,1% afirmaram conhecer a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.995/2012. A maioria dos estudantes (98%) declarou que, em caso de um paciente em fase final de vida ser detentor de um testamento vital, respeitaria as determinações previstas nesse documento. Conclusão Apesar de grande parte dos alunos ter algum conhecimento sobre a expressão "testamento vital", apenas uma pequena parcela deles dispunha de noção clara de seu significado. Entretanto, suas atitudes frente a um paciente detentor de um testamento vital são claramente positivas, demonstrando boa aceitação do testamento vital pelo futuro médico.
Biblioteca responsável: BR1.1