Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Principais tópicos em oncogenética / Main subjects in oncogenetics

Debon, Letícia Manoel; Konzen, Daniele; Fay, André Poisl; Sanseverino, Maria Teresa Vieira.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 346-355, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995859

Introdução:

O câncer é um distúrbio genético no qual ocorre a perda do controle da proliferação celular. De maneira geral, podemos dividir os casos de câncer em esporádicos (mutações somáticas restritas ao tumor), que são a maioria, e hereditários (mutações germinativas presentes em todas as células do indivíduo), que em conjunto correspondem a aproximadamente a 10% de todos os casos. É importante compreender o papel da Oncogenética na identificação de pacientes com risco aumentado para desenvolvimento de câncer para possibilitar medidas de detecção precoce, de prevenção e de tratamento, diferenciadas das recomendadas para a população em geral.

Métodos:

Foi realizada revisão da literatura através dos sites de busca PubMed e Scielo, bem como através de literatura e Guidelines pertinentes à área da Oncogenética.

Resultados:

A indicação de investigação genética molecular deve ser baseada em uma suspeita de câncer hereditário, sugerida pela história de câncer do paciente e de sua família. Os critérios de indicação variam para as diversas síndromes hereditárias. Assim, torna-se importante o aconselhamento genético pré e pós-teste, a fim de direcionar a investigação mais indicada para cada caso e permitir que o paciente possa realizar escolhas informadas e adaptar-se ao risco e/ou à condição que esse diagnóstico traz à sua vida.

Conclusão:

A fim de tornar a oncogenética acessível à população em risco, é necessário capacitar mais profissionais no aconselhamento genético, buscar um maior acesso aos exames moleculares especialmente no serviço público de saúde, garantir a qualidade dos testes realizados por diferentes centros e a adequada interpretação de seus resultados.
Biblioteca responsável: BR1323.1