Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Productive profile of cattle-rearing farms in the state of Minas Gerais, Brazil, 2002 / Perfil produtivo de propriedades produtoras de bovinos do Estado de Minas Gerais, Brasil, 2002

Alves, Cristiane de Morais; Dorneles, Elaine Maria Seles; Oliveira, Luciana Faria de; Ferreira Neto, José Soares; Gonçalves, Vitor Salvador Picão; Lôbo, José Ricardo; Heinemann, Marcos Bryan; Lage, Andrey Pereira.
Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. (Online) ; 55(4): [e143933], Dezembro 21, 2018. tab, mapas, graf
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-998596
Com o objetivo de avaliar os aspectos da produção de bovinos no Estado de Minas Gerais, realizou-se um estudo transversal descritivo. Foram selecionadas, pelo método de conglomerados multiestágios, 2.202 propriedades distribuídas em sete estratos produtores de bovinos do estado, nas quais foram aplicados questionários visando obter informações relacionadas à caracterização da propriedade e do manejo produtivo e reprodutivo dos animais. A pecuária bovina em Minas Gerais ainda é pouco especializada, sendo a Região do Triângulo Mineiro considerada a mais tecnificada e com maior expressão na exploração de animais de corte, juntamente com a Região Norte de Minas. A Zona da Mata foi considerada a menos tecnificada e constituída pelas menores propriedades. A produção de leite no estado está distribuída por todos os estratos, no entanto é concentrada em poucos produtores das faixas de maior produção, com destaque para a Região do Alto Paranaíba. O estudo mostrou que há grande heterogeneidade entre os estratos no que se refere às características tipo de exploração, tipo de criação, tamanho de rebanho, especialização e produção de leite, validando a estratificação estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sugerindo sua manutenção em futuros estudos epidemiológicos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1