Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiology of snakebite accidents in the municipalities of the state of Paraíba, Brazil / /Epidemiologia dos acidentes ofídicos ocorridos nos municípios do Estado da Paraíba, Brasil

Leite, Renner de Souza; Targino, Isabely Tamarys Gomes; Lopes, Ysabel Arianne Cordeiro Ferreira; Barros, Rafaella Moreno; Vieira, Alecxandro Alves.
Ciênc. saúde coletiva ; 18(5): 1463-1471, May. 2013. tab
Artigo em Inglês | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-30448
Acidentes por animais peçonhentos representam um importante, embora negligenciado, problema de saúde pública mundial. Neste sentido, foi realizado um estudo descritivo dos acidentes ofídicos atendidos e registrados, entre 2007 e 2010, nas unidades de saúde dos municípios do Cariri, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. As informações foram coletadas do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. Um total de 351 registros de vítimas de ataques por serpentes peçonhentas foram analisados. As vítimas foram predominantemente trabalhadores rurais do sexo masculino com mais de 50 anos. As maiores incidências de acidentes ofídicos ocorreram em áreas rurais, entre abril e junho de 2007 e 2010. As serpentes do gênero Bothrops foram responsáveis pela maioria dos casos, e as vítimas foram, em sua maioria, picado nos pés. A maioria das vítimas recebeu assistência médica no prazo de 1h a 3h após a picada. As manifestações clínicas mais comuns foram dor, edema e equimoses, classificadas como leve ou moderada. Duas mortes foram relatadas. Os resultados deste estudo podem contribuir para identificar as condições que aumentam o risco dos acidentes ofídicos na Região Nordeste.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1