Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profile of cervical cytological examinations performed at the Pará State Central Laboratory, Brazil/Perfil dos exames citológicos do colo do útero realizados no Laboratório Central do Estado do Pará, Brasil

Sousa, Maísa Silva de; Canto, Aline Silva de Sousa; Tsutsumi, Mihoko Yamamoto; Maciel, Carinalva Cardoso; Zeferino, Luiz Carlos.
Rev Pan-Amaz Saúde ; 2(2): 27 - 32, 2011. tab
Artigo em Português | IEC - Instituto Evandro Chagas | ID: iec-10414
Com o objetivo de identificar o perfil dos exames citológicos do colo do útero realizados no Estado do Pará, este estudo analisou todos os resultados de exames cujas lâminas foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA), originados de 16 municípios paraenses, no ano 2008. Foram utilizados os testes Binomial e Exato de Fisher para verificar a significância estatística das diferenças de proporções encontradas, ao nível de confiança de 95 por cento. Dos 26.203 exames realizados, aproximadamente 3,7 por cento (n = 970) foram considerados insatisfatórios e 4,05 por cento (n = 1060) apresentaram algum tipo de alteração citológica, sendo de 0,9 por cento (n = 236) e 0,1 por cento (n = 25) as frequências de células atípicas sugestivas de lesões potencialmente malignas (lesões intraepiteliais de alto grau e microinvasivas) e de câncer invasor, respectivamente. Os resultados sugestivos de câncer invasor foram encontrados em 0,17 por cento (10/5.995) das mulheres que nunca haviam realizado o exame preventivo do colo do útero (PCCU) e em 0,08 por cento (14/17.932) das que já haviam realizado o exame anteriormente (p = 0,0301). A frequência de alterações citológicas sugestivas de câncer invasor está entre as maiores relatadas pela literatura brasileira em demanda proveniente dos serviços de atenção primária à saúde, além de apresentar-se mais elevada nas mulheres que nunca haviam realizado o PCCU. Este indicador pode estar evidenciando uma falha de cobertura na prevenção do câncer de colo do útero no Estado do Pará.(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1