Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Functional independence of individuals with cerebral palsy associated with intellectual disability/Independência funcional em indivíduos com paralisia cerebral associada à deficiência intelectual

Moura, Tânia Cristina de; Santos, Lúcia Helena Coutinho dos; Bruck, Isac; Camargo, Regina Maria Ribeiro; Oliver, Kátia Aceti; Zonta, Marise Bueno.
Rev Pan-Amaz Saude ; 3(1): 25 - 32, 2012.
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-12847

INTRODUÇÃO:

O comprometimento intelectual é frequente em indivíduos com paralisia cerebral (PC) e pode influenciar a aquisição da independência funcional.

OBJETIVO:

Descrever os níveis de independência funcional em indivíduos com PC associada à deficiência intelectual (DI).

MÉTODOS:

A escala Medida da Independência Funcional (MIF) foi aplicada aos cuidadores de indivíduos com PC e DI e seu escore relacionado ao nível do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (Gross Motor Function Classification System - GMFCS), tipo de movimento, idade, gênero, presença de epilepsia, escolaridade dos pais, uso de medicação, renda per capita e benefício financeiro governamental. Para a análise estatística foram utilizados os testes não paramétricos de Mann-Whitney para comparação de duas variáveis e de Kruskal-Wallis para três variáveis. O coeficiente de correlação de Spearman foi estimado para variáveis quantitativas.

RESULTADOS:

Foram avaliados 21 indivíduos com PC e DI, entre 6 e 24 anos de idade. O melhor nível no GMFCS teve correlação positiva com as áreas de autocuidado, mobilidade e locomoção da MIF. A idade teve correlação positiva com as áreas de autocuidado, mobilidade, comunicação e cognição da MIF. Observou-se relação entre a maior escolaridade dos pais e menores escores de independência em autocuidado e cognição.

CONCLUSÃO:

Os indivíduos desta amostra com PC associada à DI foram considerados dependentes em 61 por cento dos itens da escala MIF. Os maiores índices de independência foram observados nas áreas de alimentação, controle de esfíncteres e transferências...(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1