Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Isolation of Candida in the cervicovaginal smears of non pregnant women living in riverside area of Maranhão State, Brazil, 2012/Isolamento de Candida no esfregaço cérvico-vaginal de mulheres não gestantes residentes em área ribeirinha do Estado do Maranhão, Brasil, 2012

Sá, Márcia Caroline Nascimento; Sousa, Haigle Reckziegel de; Amaro, Claudia Simone Oliveira; Pinheiro, Dirce Nascimento; Oliveira, Michele Moreira Martins de; Pinheiro, Maria da Conceição Nascimento.
Rev Pan-Amaz Saude ; 5(1): 25 - 34, mar. 2014. tab, ilus
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-14180
Este estudo avaliou a prevalência da candidíase vaginal e os fatores associados à sua ocorrência em mulheres não gestantes, residentes às margens do rio Tocantins, atendidas pelo Programa de Atenção à Saúde da Mulher, no Município de Imperatriz, Estado do Maranhão, Brasil. Foram considerados dados demográficos, epidemiológicos, clínicos e citopatológicos oriundos do teste de Papanicolaou e da cultura microbiológica para fungos. Para isolamento do fungo foi utilizado cultura em ágar seletivo e diferencial para Candida, além de placas de Petri. A prevalência de fungos do gênero Candida no esfregaço cérvico-vaginal foi de 42,86 por cento, com mais de 50 por cento dos casos sintomáticos. Identificou-se que 28 por cento das mulheres com candidíase vaginal encontravam-se na faixa etária de 20 a 29 anos, 37,4 por cento tinham ensino fundamental incompleto, 66,4 por cento eram de cor parda, a maioria (63,6 por cento) tinha como ocupação as tarefas do lar, 58 por cento viviam com renda mensal de um a três salários mínimos e 63,5 por cento relataram ter parceiros fixos (considerando as casadas e com união estável). Dentre as espécies de Candida isoladas e identificadas, a C. albicans foi a mais prevalente. Conclui-se que a população estudada não possui conhecimentos suficientes sobre a candidíase vaginal sugerindo a necessidade de serem fortalecidas as práticas educativas, de orientação e conscientização dos hábitos que favoreçam o controle e prevenção dessa infecção. (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1