Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of arbovirus antibodies against the family Bunyaviridae in water buffaloes/Prevalência de anticorpos contra arbovírus da família Bunyaviridae em búfalos de água

Casseb, Alexandre Rosário; Silva, Sandro Patroca; Casseb, Lívia Medeiros Neves; Chiang, Jannifer Oliveira; Martins, Lívia Carício; Vasconcelos, Pedro Fernando Costa.
Cienc. anim. bras ; 16(3): 428 - 436, 2015. mapas, tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-15210
O Estado do Pará corresponde a 26 por cento da Amazônica brasileira, onde uma grande quantidade de Arbovírus tem sido descrito. O presente trabalho teve como objetivo determinar a prevalência de anticorpos detectados pela técnica de inibição de hemaglutinação contra nove tipos diferentes de arbovírus da família Bunyaviridae, sendo oito do gênero Orthobunyavirus vírus Guaroa, vírus Maguari, vírus Tacaiuma, vírus Utinga, vírus Belem, vírus Caraparu, vírus Oropoucheevírus Catu e um do gênero Phlebovirus vírus Icoaraci, em soros de búfalos de água no Estado do Pará, Brasil. Para todos os Arbovírus investigados houve presença de anticorpos, com exceção do vírus Belém. Anticorpos para o vírus Maguari foram mais prevalentes (7,33 por cento). O rebanho bubalino do presente estudo mostrou variáveis níveis de anticorpos em reações heterotípicas e monotípicas podendo indicar que há circulação da maioria dos bunyavírus estudados em búfalos domésticos no estado do Pará, e que o vírus Maguari é o de maior circulação. Por isso, são necessários outros estudos para investigar o papel dos búfalos de água na manutenção e dispersão de arbovírus, assim como se esses vírus podem causar enfermidades na referida espécie, principalmente, em casos de defeitos congênitos e abortamentos (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2015 / BR275.1