Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation of the commercial enzyme immunoassay techinique for rotavirus diagnosis in order to promoteclinical aimed studies in Brazil/Validação da metodologia de ensaio imunoenzimático comercial para diagnóstico de rotavírus visando estudos clínicos no Brasil

Gonçalves, Maryelle dos Santos; Pereira, Adriana Gisele Cruz; Prazeres, Raimunda Alberta Castro dos; Mascarenhas, Joana D'Arc Pereira; Justino, Maria Cleonice Aguiar; Souza, Lorena Lopes de; Linhares, Alexandre da Costa; Muller, Elza Caroline Alves.
Rev Pan-Amaz Saúde ; 6(3): 13 - 19, set. 2015. tab, ilus
Artigo em Português | IEC - Instituto Evandro Chagas | ID: iec-15288
Os rotavírus do grupo A (RV-A) causam doenças diarreicas que acometem principalmente crianças menores de 5 anos de idade. Estima-se que, anualmente, haja 130 milhões de casos de diarreia por RV-A, com 453.000 mortes e 2 milhões de hospitalizações. O ensaio imunoenzimático apresenta elevada sensibilidade e praticidade e, por isso, vem sendo amplamente empregado na rotina laboratorial para detecção de RV-A. Este trabalho objetivou avaliar o desempenho do teste imunoenzimático RIDASCREEN« Rotavirus, frente ao ensaio de referência PremierÖ Rotaclone« Rotavirus, analisando-se especificidade, sensibilidade, precisão, interferência, reprodutibilidade e estabilidade do ensaio. Foram utilizadas 40 amostras fecais, coletadas no período de maio de 2008 a maio de 2009, provenientes de unidades de saúde pediátricas em Belém, Estado do Pará, Brasil, com testes realizados na Seção de Virologia do Instituto Evandro Chagas. O resultado apontou 90 por cento (36/40) de concordância entre as duas metodologias, com sensibilidade de 90 por cento (27/30) e especificidade de 100 por cento (10/10). Não houve variação em relação à precisão, interferência, reprodutibilidade e estabilidade do teste de RIDASCREEN« frente ao Rotaclone«. Os resultados obtidos neste estudo indicam que o teste de RIDASCREEN« possui desempenho semelhante ao do "padrão-ouro", podendo ser adotado na rotina laboratorial. (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2015 / BR275.1