Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiological profile and spatial distribution of hantavirus cardiopulmonary syndrome cases in Pará State, Brazil, between 1995 and 2012/Perfil epidemiológico e distribuição espacial dos casos de síndrome cardiopulmonar por hantavírus no Estado do Pará, Brasil, entre 1995 e 2012

Marcos, Weber; Sousa Júnior, Alcinês da Silva; Matos, Mauro Wendel de Souza; Silva, Sheila Cristina Martins e; Gonçalves, Nelson Veiga; Travassos da Rosa, Elizabeth Salbé.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(Ed. esp.): 177-187, 2016. mapas, tab, graf
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-15867

Objetivo:

Descrever o perfil epidemiológico da hantavirose no Estado do Pará, Brasil, pela análise dos casos comprovados de síndrome cardiopulmonar por hantavírus, no período de 1995 a 2012.

Materiais e Métodos:

Estudo descritivo, ecológico e transversal, utilizando dados secundários de casos confirmados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Pará entre 1995 e 2012. Foram analisadas variáveis demográficas, geográficas e temporais, atributos de oportunidade, sensibilidade e qualidade dos dados; e calculados indicadores epidemiológicos de taxa de prevalência, letalidade, mortalidade e análise de distribuição dos casos.

Resultados:

O Pará teve 235 casos notificados, dos quais 77 positivos; houve 33 óbitos, sendo a taxa de letalidade de 42,9 por cento. Foram mais afetados homens (77,9 por cento), pardos (44,2 por cento), pessoas sem o ensino fundamental (54,5 por cento) e com idade entre 21 e 30 anos (33,7 por cento). O sintoma mais apresentado foi febre. A hemoconcentração (47,2 por cento) e o infiltrado pulmonar difuso (45,4 por cento) foram as alterações laboratoriais e radiológicas mais encontradas. Os trabalhos agrícolas e limpeza de cômodos foram situações de risco mais relatadas. Foram notificados casos durante todo o ano. A análise de distribuição espacial dos casos mostrou a concentração de casos com locais prováveis de infecção na região oeste do Pará.

Conclusão:

São necessárias ações de investigação epidemiológica e ecoepidemiológica dos casos no Estado do Pará, assim como treinamento e atualização dos profissionais de saúde que atendem nas urgências e emergências hospitalares (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2016 / BR275.1