Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical and epidemiological profile of the elderly undergoing anti-neoplasic chemotherapy attended in a oncology reference hospital of Pará State, Brazil/Perfil clínico-epidemiológico de idosos submetidos à quimioterapia antineoplásica atendidos em um hospital de referência oncológica do estado do Pará, Brasil

Santos, Emerson Glauber Abreu dos; Souza, Jessika Cardoso de; Santos, Anderson Lineu Siqueira dos; Santos, Maria Izabel Penha de Oliveira; Oliveira, Tatyellen Natasha da Costa.
Rev Pan-Amaz Saude ; 8(2): 47-56, 2017. tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-16186

OBJETIVO:

Descrever o perfil clínico-epidemiológico de idosos submetidos a tratamento quimioterápico antineoplásico e atendidos em ambulatório de um hospital de referência do estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Realizou-se um estudo transversal com 200 idosos, de abril a outubro de 2015, em que foi aplicado um questionário sobre os aspectos socioeconômicos e clínicos, com posterior análise estatística.

RESULTADOS:

Identificou-se prevalência de indivíduos entre 60 e 80 anos de idade (83,5%); sem predominância de sexo; com baixa escolaridade; 82,5% dos participantes possuindo escolaridade até o nível fundamental completo; baixa renda familiar, sendo que 79,5% tinham renda familiar inferior a três salários mínimos e 87,5% com participação ativa na renda familiar; e 57,0% eram casados ou estavam em união estável. O tipo de câncer mais comum foi o câncer de mama (26,5%), seguido pelo câncer de próstata (17,0%); e os tratamentos antineoplásicos ou adjuvantes mais prevalentes foram bisfosfonato e agente alquilante.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstrou o perfil do idoso em tratamento antineoplásico atendido em uma unidade de referência oncológica do norte do Brasil, com destaque para a predominância de indivíduos com outras comorbidades, além da neoplasia, o que eleva os riscos de complicações e reações adversas relacionadas à quimioterapia
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2017 / BR275.1