Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microbiological evaluation of grated coconut (Cocos nucifera) sold in open markets in the municipality of Belém, Pará State, Brazil/Avaliação microbiológica de coco (Cocos nucifera) ralado comercializado em feiras livres do município de Belém, estado do Pará, Brasil

Abreu, Marta Gorett Guilhermina de; Angelim, Elaine da Silva; Mendonça, Maria Joaquina do Socorro Ferreira; Ribeiro, Sheyla Mara de Almeida.
Rev Pan-Amaz Saude ; 9(1): 19-24, 2018. ilus., tab
Artigo em Português | Instituto Evandro Chagas (SOPHIA) | ID: iec-17481

OBJETIVO:

Realizar a avaliação microbiológica do coco (Cocos nucifera) ralado, in natura, comercializado em três feiras livres do município de Belém, estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

As amostras foram obtidas em dois períodos do dia, totalizando 18 amostras, as quais foram avaliadas pelo método do número mais provável para coliformes totais e termotolerantes e métodos convencionais para pesquisa de Salmonella sp.

RESULTADOS:

Foi detectada a presença de coliformes em todas as amostras; porém, as obtidas no primeiro período foram consideradas dentro dos padrões aceitáveis para consumo, conforme a Resolução RDC nº 12/2001. No segundo período, 100% das amostras obtidas em duas feiras atingiram valores acima do limite aceitável para coliformes termotolerantes, sendo assim consideradas impróprias para consumo. Apenas as amostras de uma das feiras foram consideradas aceitáveis para consumo. A pesquisa para Salmonella sp. foi negativa em todas as análises.

CONCLUSÃO:

Os resultados demonstram a necessidade de intervenção dos órgãos competentes implantando ações que promovam a conscientização de feirantes que comercializam produtos alimentícios sobre as normas de higiene e manipulação de alimentos, evitando com isto prejuízos à saúde da população.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1